sábado, 9 de junho de 2012

O Voto Amigo


O Voto Amigo – Entenda a Eleição para Deputados e Vereadores

Caros, amigos. Já passaram pela situação de votar em um deputado ou vereador (demais cargos – prefeito, senador, governador e presidente não entram nessa discussão) que não acabou eleito? Algo normal de acontecer. Mas sabiam que esse voto pode (e muitas vezes acaba acontecendo) ajudar a eleger outro candidato? Isso porque você não está votando diretamente no  seu candidato, e sim na legenda da coligação. Saiba mais!
            Para cada campanha, partidos acabam se coligando e formando alianças para assim melhorar o desempenho nas eleições. Esse sistema  serve também para eleger deputados e vereadores. Para entender isso, tem que se deixar claro o que é um coeficiente eleitoral. Para chegar nesse número precisamos contar o número de votos válidos (número de votos tirando os brancos e nulos) e dividir pelo número de cargos a eleger. Por exemplo, em uma cidade tem 100 mil votos válidos e 10 vagas para vereador (lembrando que isso é apenas um exemplo!), então o coeficiente eleitoral é de 10 mil. Assim sendo, cada coligação que atingir 10 mil votos nessa cidade, elege um vereador. Vamos entender melhor. Uma coligação conseguiu 11 mil votos podendo então eleger um vereador – no caso, o mais votado. Se você então votou para um outro candidato dessa mesma coligação, acabou ajudando outra pessoa a se eleger.
            Outro fato curioso desse formato é saber que um candidato que não recebeu muitos votos pode acabar eleito. É uma situação totalmente inusitada mas que pode acontecer. Isso porque um candidato pode extrapolar o coeficiente eleitoral, elegendo outras pessoas. Vamos voltar ao nosso exemplo anterior, da cidade de 100 mil votos válidos. Nela o candidato X teve uma votação de 80 mil. Cruzando com o coeficiente de 10 mil, a coligação dele elege 8 vereadores, os mais bem votados. Supondo que a coligação tenha apenas 8 pessoas, não importa quantos votos esses fizeram, pois foram eleitos. Algo semelhante aconteceu na última eleição para deputado na cidade de São Paulo. O então candidato Tiririca teve uma expressiva votação de 1,3 milhão de votos. O coeficiente eleitoral foi de 300 mil. Resultando assim em 4 deputados eleitos para sua coligação. Não é curioso?
            Esse formato é usado para ressaltar a ideia de que você está votando em um partido, em uma ideologia, e não na pessoa em si.
            Será que as pessoas realmente pensam nisso? Deixamos essa pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário