segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quais são as funções de cada político

Antes de se falar na função de cada cargo político (eleito por voto direto), é preciso dividir o poder no país em 3 instâncias diferentes:

- A União (que seria a nível nacional), da qual fazem parte o presidente, os senadores e os deputados federais.

- Os Estados, que são representados pelos governadores e deputados estaduais.

- Os Municípios, no qual são eleitos os prefeitos e vereadores.

As eleições para os representantes da União e dos Estados ocorre junta, já as eleições municipais ocorrem num intervalo de dois anos da primeira.



Presidente:  é a autoridade maior no poder executivo do país, é o chefe de estado. Dentre as suas funções estão a de dirigir a administração federal, escolher os ministros de Estado, promulgar ou vetar as leis e exercer o comando supremo das Forças Armadas. É eleito de quatro em quatro anos, podendo se reeleger uma vez seguida.

Senadores: um senador tem a função de fiscalizar o presidente, seu vice e seus ministros e de ajudar nas decisões sobre o Orçamento Nacional e sua utilização, aprovando ou vetando a escolha de certos cargos decididos pelo presidente. Os Senadores também são responsáveis por tomar decisões importantes sobre acordos internacionais e por revisar as decisões tomadas pela Câmara dos Deputados. Senado Federal funciona como um órgão revisor das decisões da Câmara dos Deputados. Exercem sua função no Senado Federal. Cada Estado possui três senadores.

Deputados Federais: Por serem representantes do povo, o número de deputados eleitos em cada estado varia de acordo com o contigente populacional. Como representantes do povo, os deputados federais carregam a responsabilidade de criar e modificar leis e projetos de lei, de convocar plebliscito (convação dos cidadãos para aprovar alguma questão importante para o país) e de autorizar o presidente em atos militares. Também devem ficalizar o presidente e ministros, ajudando na elaboração do Orçamento. Os deputados federais reúnem-se na Câmara dos Deputados e são eleitos de quatro em quatro anos, sem limite para reeleição.

Governadores: é a autoridade de poder maior do Executivo no Estado, comanda a segurança e nomeia secretários. Tem a função de administrar os investimentos regionais de acordo com as leis, garantindo que os municípios cresçam por igual. É ele que é responsável por defender os interesses do Estado junto à presidencia e tentar trazer investimentos federeais para o Estado. O seu mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito em seguida por mais quatro.

Deputados Estaduais: Devem representar o povo na esfera estadual. Sua função principal é a de legislar, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais. Além de fiscalizar as contas do governo estadual, criar Comissões Parlamentares de Inquérito. Seu mandato é de quatro anos e não tem limite para reeleições consecutivas. Os deputados estaduais se reúnem na Assembleia Legislativa.

Prefeitos: É o chefe do Executivo na esfera municipal. É responsável por fazer os serviços públicos funcionarem corretamente, garantir a realização das obras necessárias para a população (de acordo com as leis) e de administrar o dinheiro do município. Também é responsável por representar o munícipio em instâncias externas. Seu mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito uma vez seguida.

Vereadores:  São responsáveis por fiscalizar o trabalho do prefeito, criar, alterar ou vetar leis para o benefício da cidade e atender as reivindicações das comunidades, representando a população e levando suas necessidades ao prefeito. Se reúnem na Câmara dos Vereadores e tem o mandato de quatro anos, sem limite para reeleições consecutivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário