terça-feira, 5 de junho de 2012




Os Três Poderes

Desde 1993 o Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista divida em três poderes:  o Executivo, o Judiciário e o Legislativo. Mas afinal de conta, o que são esse três poderes e quais são as suas funções?

Vamos tentar explicar isso de forma bem simples e resumida. Comecemos pelo 
Legislativo: o poder legislativo é responsável por CRIAR e APROVAR as leis que regem o país. Essas leis devem ser criadas de acordo com as necessidades da populção, buscando um melhor funcionamento do país. Ao poder legislativo também cabe a função de FISCALIZAR o poder executivo no cumprimento das leis. Esse poder é representado pelos senadores, deputados federais e estaduais e pelos vereadores (todos eleitos por voto direto). O número desses representação varia de acordo com o tamanho da população de cada estado ou município.

Executivo: Já o poder executivo tem por função EXECUTAR as leis criadas e governar o país, procurando atender as necessitades da população e buscar o bem coletivo do país através de medidas que estejam de acordo com a lei. O poder executivo também tem a possibilidade e responsabilidade de vetar leis e criar medidas provisórias com força de lei. Esse poder é representado pelo presidente da república (representante da maior instância), governadores e prefeitos (que são eleitos pelo voto direto) e também pelos ministros e secretários  que são escolhitos pelos presidentes, governadores e prefeitos eleitos pelo povo). Essas pessoas podem ficar apenas 4 anos no poder, podendo ficar mais 4 se forem reeleitas.

Judiciário: Por último, e não menos importante, há o poder Judiciário, que é responsável por JULGAR os poderes executivo e legislativo e o povo, de acordo com a lei. Do poder judiciário fazem parte os juízes e promotores da justiça.

A existência de cada um desses poderes é responsável pelo funcionamento dos outros e do país como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário